Hipnose para asma - Hipnoclinic

Entre as doenças que afetam as vias respiratórias, a asma é uma das mais comuns, atingindo até 2 milhões de brasileiros, por ano. Essa doença crônica tem alta prevalência no mundo, com mais de 300 milhões de pessoas sofrendo com ela. Juntamente com a rinite alérgica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ela forma a “trinca” de doenças respiratórias crônicas.
Existem diversos tratamentos, nos dias atuais, que são capazes de controlar a asma, apesar de ela ainda não ter cura.

O ideal é que a pessoa tenha sempre um acompanhamento profissional de perto, pois em uma crise grave não tratada essa doença pode ser fatal.
Uma das formas de tratamento que vem mostrando-se bastante eficaz é a hipnose, que pode auxiliar a aliviar os sintomas e as crises de asma.
Já são diversos estudos que apontam os benefícios da hipnose não só para a asma, mas também para o alívio de dores e da ansiedade.

Mas como essa técnica de acesso à mente subconsciente pode ajudar a melhorar o quadro de uma doença física como a asma?
Se você deseja saber a resposta, então acompanhe até o final esse artigo que traz informações completas sobre a hipnose para a asma.

Asma: como a hipnose pode ajudar?

O que é a asma?

A asma é uma das doenças inflamatórias crônicas mais comuns das vias aéreas, não tendo cura, mas apenas tratamento que melhora e elimina os sintomas desse quadro. Quando ocorre uma crise de asma, os brônquios, tubos que levam o ar até os pulmões inflamam, o que reduz a passagem correta do ar.
Ao ter uma crise de asma, o paciente apresenta dificuldade de respirar, chiado durante a respiração e um aperto no peito.

A sintomatologia da asma tende a ser pior à noite e na parte da manhã, quando o ar é mais frio, além de durante a prática de atividades físicas, em caso de exposição a elementos alérgenos (como poeira) e poluição do ambiente.
A asma pode ser dividida em três tipos: a controlada, a parcialmente controlada e a não controlada. Durante a asma controlada, não há nenhuma limitação que impeça o indivíduo, nem a necessidade do uso de remédios, tendo em vista que os sintomas estão controlados.

Já no caso do outro extremo, a asma não controlada, o paciente tem sintomas frequentes da doença, não só diurno mas também noturno, além de fazer uso de medicamentos.

O que causa a asma?

A asma é uma doença sem causa específica, pois cada paciente pode ter um gatilho (algo a que ele é sensível) diferente. É preciso, entretanto, que o médico identifique o que causa as crises de asma para que o indivíduo possa evitar a exposição aos elementos alérgicos e faça o tratamento correto para o problema.
Algumas das causas mais comuns da asma são:

• Alérgenos alimentares: ovos, amendoim, frutos do mar (camarão, caranguejo), leite
    de vaca.
  • Substâncias alérgenas: pólen, mofo, pelos de animal, poeira, partículas de
    insetos, fumaça de cigarro.
  • Produtos utilizados em trabalhos: como pessoas que estão em contato com produtos
    químicos (aqueles que trabalham com tintura, postos de gasolina, agrotóxicos)
  • Esforço físico ou prática de exercícios: algumas pessoas têm suas crises
    engatilhadas pela simples prática de exercícios ou por algum outro esforço físico.
  • Medicamentos: como aspirinas (à base de ácido acetilsalicílico), e anti-
    inflamatórios (como o diclofenaco)
  • Variações climáticas

Sinais e sintomas da asma

A asma, principalmente a controlada e a parcialmente controlada, pode passar muitos dias, semanas, meses e até anos sem dar sinal. Entretanto, sempre que exposto ao agente causador da doença, o paciente apresentará alguns sintomas característicos.
Os principais sintomas da asma são:

• Tosse seca ou com muco
  • Dificuldade respiratória, que tem o quadro piorado quando feito algum exercício
  • Aperto no peito
  • Falta de ar
  • Chiado ao respirar
  • Retrações intercostais

Quando a crise atinge o máximo de gravidade, alguns outros sintomas que podem ser percebidos são:

• Cor azulada nos lábios e no rosto
  • Dificuldade extrema de respirar
  • Aumento dos batimentos cardíacos
  • Suor excessivo
  • Chiado muito audível, perceptível as outras pessoas
  • Ansiedade causada pela dificuldade de respiração

Hipnose para tratar a asma

Como visto anteriormente, a hipnoterapia pode ser utilizada em algumas questões fisiológicas, como a melhora da dor e da asma. Isso tudo ocorre por meio do estímulo cerebral, durante o momento de transe hipnótico, em que há o acesso à mente subconsciente. Por meio desse estímulo, o hipnoterapeuta pode alterar as partes cerebrais envolvidas na percepção.

Assim, há uma alteração das substâncias químicas que estão relacionadas com outras partes e sistema do corpo. Um desses sistemas é o imunológico, que tem ligação direta com o surgimento das reações alérgicas e à asma. Por meio da sugestionabilidade, portanto, o hipnoterapeuta pode induzir mudanças na percepção, no comportamento e nas sensações do paciente.

Logo, o organismo torna-se mais forte, atuando melhor contra os alérgenos envolvidos e reduzindo os sintomas referentes à asma. Além disso, a hipnose pode auxiliar a controlar a ansiedade causada pela dificuldade respiratória durante uma crise, que agrava ainda mais o quadro. É preciso que o profissional escolhido para a terapia de hipnose seja experiente e qualificado, pois ele saberá como agir em cada caso. Para isso, certifique-se sempre que o hipnoterapeuta faça uma boa entrevista com você antes de começar a trabalhar, de forma que ele entenda tudo sobre a sua situação e a sua doença.

Como você viu, a asma é uma doença crônica inflamatória que é ocasionada pela inflamação dos brônquios, dificultando a passagem do ar aos pulmões.
Quando não tratada, e em episódios de crise severa, a asma pode ser fatal, por isso ela deve ser sempre controlada. Apesar de não ter cura, pessoas que apresentam a doença controlada não possuem os sintomas característicos da asma, podendo passar longos períodos sem senti-los. A hipnose surgiu, nos últimos tempos, como uma excelente forma de tratamento complementar para a asma. Dessa forma, procure a ajuda de um profissional da hipnoterapia para tornar a sua doença totalmente controlada e obter uma melhor qualidade de vida.

Gostou do artigo de hoje sobre como a hipnose pode ajudar a tratar a asma?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudar você.