Eliminando traumas com hipnose - Hipnoclinic

Os traumas psicológicos podem afetar qualquer pessoa, independente de faixa etária, gênero ou classe social. Ao viver, as pessoas estão constantemente expostas a riscos, que podem levar a ocasiões traumáticas quando menos se espera. Pelas estimativas, quase toda a população mundial (aproximadamente 90% dela) já sofreu com algum trauma psicológico em algum momento da vida.

Quem ainda não passou, provavelmente irá passar por uma experiência repentina que traz um enorme trauma psicológico, que na maioria das vezes é muito difícil de ser superado. Pode ser um ferimento, um grave choque psicológico (como um assalto), um grave choque físico (como um acidente), ou ainda algo como um abuso sofrido.

O fato é que as consequências desse trauma psicológico podem ser problemas emocionais e cognitivos que impedem que um indivíduo tenha uma mínima qualidade de vida. Para quem lida com problemas ocasionados por um grande trauma sofrido, seja na infância, na adolescência ou já na fase adulta, existem os métodos de terapia que podem ajudar a minimizar ou eliminar de vez os problemas.

As terapias com um psicólogo ou um psiquiatra, ou mesmo o uso de medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos, são formas comuns de tratamento para os traumas psicológicos. Entretanto, a hipnoterapia surgiu nos últimos anos como uma forma de tratamento complementar e alternativo para as pessoas que sofrem com traumas.
Apesar de ainda ser vista com bastante desconfiança por muitas pessoas, é fato que esse tipo de terapia já é reconhecido, inclusive, pela Organização Mundial da Saúde.
Se você possui algum trauma psicológico que vem atrapalhando a sua vida, então talvez seja hora de procurar a ajuda de um hipnoterapeuta e colher os bons resultados da hipnose.

Quer saber mais sobre como é possível eliminar traumas através da hipnose?
Então acompanhe esse artigo até o final e fique por dentro de tudo sobre esse assunto!

Traumas: como eliminá-los com a ajuda da hipnoterapia?

O que são os traumas psicológicos?

O trauma psicológico é uma ferida ou um dano de cunho emocional, e não físico, que é causado por algum episódio de dor ou de altíssimo estresse.
Diferentemente de situações difíceis, que ainda permitem que as pessoas consigam lidar com os acontecidos, no caso do trauma psicológico o indivíduo fica totalmente incapaz de lidar com as emoções do que aconteceu. Apesar de afetar o campo emocional, os traumas psicológicos são causados não só por questões psicológicas, mas também físicas, como no caso de um acidente ou de um abuso sexual.

Diferentemente de traumas físicos, que são curados com o tempo, os psicológicos tendem a permanecer abertos e cada vez maiores à medida que o tempo passa. Isso ocorre, principalmente, por conta da acomodação do trauma na mente subconsciente do indivíduo, o que faz com ele reviva esse acontecimento e as emoções derivadas dele constantemente. Dessa forma, sempre que alguém que sofreu um trauma psicológico por conta de alguma situação reviver um momento parecido, irá trazer à tona todas as dores ocasionadas por aquela ocasião.

O que causa um trauma psicológico?

A causa de um trauma psicológico é extremamente variada, pois diferentes situações e ocasiões podem causar traumas diversos em pessoas. Algumas sofrem com a morte trágica de alguém próximo, outros com algum acidente que tenha sofrido, ou mesmo um assalto. Enquanto isso, outras podem enfrentar problemas de trauma por conta de abusos físicos, morais ou sexuais que tenham sofrido ao longo da vida. Por conta disso, é impossível determinar uma única causa para esse problema, e ela deverá ser descoberta, caso o paciente não saiba, com o auxílio do terapeuta.

Sintomas de um trauma psicológico

Tal qual as causas de um trauma psicológico, os sintomas sofridos dependerão muito de cada pessoa. Entretanto, o que sabe-se é que eles podem ser não só de caráter psíquicos, mas também físicos e sociais. Alguns dos sintomas psicoemocionais são ansiedade, alterações de humor (irritabilidade), agressividade e tristeza. Por outro lado, os sintomas sociais envolvem isolamento, apatia, falta de interesse em atividades antes prazerosas e baixa produtividade no emprego.

Existem também aqueles sintomas que são cognitivos, envolvendo pesadelos, fobias, irrealidade, incredulidade e mesmo confusão mental.
Por fim estão os sintomas físicos que podem ser úlceras estomacais, cefaleias e enxaquecas, fibromialgia, palpitações e dores no peito, dificuldade de respirar e fadiga crônica.

Como a hipnose pode ajudar a eliminar os traumas?

Na hipnoterapia, o paciente é conduzido para o estado de transe, em que há a expansão de consciência e o aumento da concentração. Nesse estado em que ele encontra-se, o hipnoterapeuta tem a total condição de acessar a mente subconsciente do indivíduo que sofre com o trauma psicológico. Assim, o profissional pode trabalhar de forma a encontrar a causa primária, a origem ou a “raiz” do problema do paciente, de forma a entender o que levou ao trauma que transformou e declinou a qualidade de vida do paciente.

Essa descoberta da causa do trauma faz com que o hipnoterapeuta possa conduzir o paciente à uma superação desse evento traumático e possa eliminar as crenças e as emoções negativas em torno dele. Dessa forma, ele promove a eliminação do trauma, faz com que o paciente possa superar o evento ocorrido e torna-o mais apto a ter uma boa qualidade de vida. Ainda é possível que ele insira novos hábitos e novas formas de o paciente ver a vida através da sugestionabilidade direta para a mente subconsciente.

A sessão de hipnose irá depender do caso de cada paciente, sendo de forma individualizada e devendo ser precedida por uma conversa entre os dois lados antes de os trabalhos serem iniciados. Com essa metodologia individual, será bem mais fácil o hipnoterapeuta ter acesso a mente inconsciente do paciente e conseguir resolver o problema que causa o trauma ao indivíduo.

Como você viu, os traumas psicológicos são danos emocionais que podem ser causados por episódios físicos ou psicoemocionais. Independentemente da causa, é preciso que o indivíduo passe por alguma forma de tratamento que ajude-o a curar-se desse problema tão sério que afeta a sua qualidade de vida.
Uma das formas mais eficazes de tratamento do trauma, nos dias atuais, é a hipnose, que acessa diretamente o subconsciente do indivíduo e permite curar o problema diretamente na sua “raiz”.

É importante sempre optar por um hipnoterapeuta qualificado e experiente, que consiga trazer bons resultados de forma rápida e eficaz.

Gostou do artigo de hoje sobre como eliminar traumas com a hipnose?