Como a hipnose pode ajudar na Fibromialgia? - Hipnoclinic

A fibromialgia é uma doença que vem apresentando um crescimento exponencial em diagnósticos nos últimos anos. Ainda com causa desconhecida pelos médicos, essa doença caracteriza-se pela dor e fraqueza muscular crônica em diversas partes do corpo. Dessa forma, ela torna-se um dos principais mistérios para a área da medicina, com cada vez mais pesquisas e tratamentos sendo buscados para melhorar a vida dos pacientes que sofrem com essa doença.

Além da questão física, que fica muito comprometida, a parte psicológica também é bastante afetada no paciente que sofre com fibromialgia.
Apesar de não ter cura, há inúmeros tratamentos que podem auxiliar no alívio da dor e trazer mais qualidade de vida para o paciente. Um dos tratamentos que tem ganhado mais adeptos, além do medicamentoso, é a hipnoterapia, que já há algum tempo vem sendo objeto de estudos nessa área. Como já foi demonstrado que a hipnose pode ajudar na redução e controle da dor, ficou provado que ela pode ser uma grande arma contra a fibromialgia.

Ficou curioso e quer saber mais sobre como a hipnose pode ajudar na fibromialgia?
Então acompanhe esse artigo até o final e fique por dentro de tudo com informações preciosas.

Fibromialgia: como a hipnose pode ajudar?

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença que tem como característica a dor crônica em diferentes pontos do corpo, durante longos períodos. Essas dores estão localizadas, principalmente, nas regiões dos tendões, dos músculos e das articulações, além de outros tecidos moles também. A doença está relacionada diretamente com o sistema nervoso central e o mecanismo do corpo de supressão da dor.

Apesar de poder atingir homens e mulheres, 9 a cada 10 casos ocorrem em pessoas do sexo feminino, principalmente acima dos 35 anos. A fibromialgia costuma ser considerada uma síndrome, porque além das dores causadas nos diversos pontos do corpo, ela ainda envolve diversas manifestações clínicas.
Entre as mais comuns estão a fadiga e a indisposição frequentes, alterações de humor e irritabilidade, dificuldade de manter a concentração, distúrbios do sono (entre eles a insônia), além de depressão e ansiedade.

A dor ocasionada pela fibromialgia é muito intensa e pode até incapacitar o paciente por algum tempo, mas ela não chega a provocar deformidades físicas nem reações inflamatórias. Entre as partes do corpo que podem ocorrer a dor da fibromialgia estão pescoço, costas, glúteos, e as articulações dos cotovelos e dos joelhos.

Causas da fibromialgia

Não existe uma causa específica da fibromialgia que seja conhecida pela ciência médica, mas acredita-se que alguns fatores podem facilitar o surgimento dessa doença. Um deles é a baixa nos níveis de serotonina no organismo, pois esse é um neurotransmissor responsável pela correta comunicação entre as células cerebrais.

Além disso, desregulações hormonais, estresse crônico, pessoas que possuem artrite ou lúpus, além de alguma carga genética podem ter relações com os casos de fibromialgia. O principal motivo para a fibromialgia, acredita-se, é um descontrole no sistema nervoso central e na área onde ocorre a supressão da dor, que não funciona corretamente em pessoas com essa doença.

Sinais e sintomas da fibromialgia

Você já viu anteriormente aqui no texto algumas das manifestações clínicas da fibromialgia. Veja agora mais detalhadamente os principais sinais e sintomas dessa doença crônica:

• Dor generalizada, frequente e repetitiva
  • Falta de disposição e energia (cansaço e fadiga excessiva)
  • Cefaleias (dores de cabeça fortes)
  • Problemas cognitivos (dificuldade de concentração, de foco e de atenção)
  • Distúrbios do sono (insônia e apneia, por exemplo)
  • Síndrome do cólon irritável
  • Dor ao urinar
  • Problemas psicoemocionais (ansiedade e depressão, por exemplo).

Os principais pontos de dor que indicam que alguém sofre com fibromialgia são na coluna cervical e torácica, nos cotovelos, na bacia, nos glúteos e nos joelhos.

Hipnose para ajudar na fibromialgia

Entre as diversas formas de tratar a fibromialgia nos dias atuais estão a hidroterapia, a quiropraxia, as massagens e a acupuntura. Além disso, é muito comum o uso de medicamentos para aliviar as dores, como os analgésicos, os anti-inflamatórios, e outros. Uma das formas de tratamento da fibromialgia que vem ganhando destaque é a hipnose, com diversos estudos já sendo feitos nessa área e demonstrando seus benefícios.

Um profissional (hipnoterapeuta) capacitado e experiente pode ajudar o paciente que sofre com fibromialgia através desse tratamento complementar e alternativo. A hipnose visa o tratamento da causa emocional da fibromialgia, através do acesso à mente subconsciente do paciente. Ao contrário do que a maioria pensa, que a hipnoterapia irá agir diretamente sobre a dor propriamente dita, mas foca em entender como ela manifesta-se no corpo e o porquê.

Dessa forma, a hipnose leva em consideração que a fibromialgia ocorre por conta de processos ou distúrbios emocionais, por isso ela é considerada “sem causa conhecida” pelos tratamentos convencionais. Por meio da hipnose, o hipnoterapeuta pode acessar às áreas mais profundas da mente humana, e através de algumas técnicas, aliviar e curar diversos problemas, como vícios, fobias, dores e traumas. Ele consegue sugestionar e implantar novos hábitos na mente do paciente, de forma que ele torne-se sujeito ativo e possa controlar toda a sua vida, inclusive as suas dores causadas pela fibromialgia.

Pessoas que passaram pelo tratamento complementar da fibromialgia com a hipnose apresentaram melhoras no humor, passaram a viver sem dores e não sofrem mais com distúrbios do sono. Com isso, a carga de remédios que eram utilizados anteriormente foi praticamente toda eliminada, o que levou a melhoras também em todo o organismo.

Como você viu, a fibromialgia é uma doença crônica que causa dores fortes e persistentes no paciente, sem uma causa aparente. Além das dores musculares, nos tendões e nos ossos, essa doença ainda causa diversas outras manifestações, como problemas com o sono, fadiga e dores de cabeça.
Entre as formas de tratamentos da fibromialgia, a hipnose vem fazendo bastante sucesso como uma técnica terapêutica revolucionária.

Essa forma complementar de tratamento visa entender as causas das dores desencadeadas pela fibromialgia através do acesso à mente subconsciente do paciente, o que a torna diferenciada de outros tratamentos convencionais.

Gostou do artigo de hoje sobre como a hipnose pode ajudar na fibromialgia?