Quem nunca passou por momentos em que precisava lembrar de algo mas a memória falhou?
Seja em uma prova importante de algum concurso ou vestibular, ou alguma data que precisava lembrar ou mesmo um objeto que você não recorda-se mais onde colocou. O fato é que a mente humana é afetada por diversos problemas que as pessoas vivem no dia a dia, como os altos níveis de estresse, de ansiedade, os muitos estímulos da tecnologia ou mesmo a baixa autoestima. Dessa forma, fatores como a memória, o foco e a concentração acabam prejudicados, o que atrapalha bastante a vida das pessoas.
Na busca pela solução desses problemas, a maioria busca por ajuda médica e faz uso de medicamentos, que quase nunca são totalmente efetivos.
Assim, elas acreditam que a falta de memória é um problema crônico que nunca poderá ser resolvido e com o qual terão que conviver pelo resto de suas vidas. Entretanto, há comprovações de melhora da memória com o auxílio da hipnoterapia. Desde que seja feita por um profissional (hipnoterapeuta) experiente e qualificado, a hipnose pode sim ajudar a recuperar as informações armazenadas e esquecidas na sua mente.
Quer saber como isso é possível?
Então acompanhe esse artigo até o final e entenda tudo sobre como a hipnose pode ajudar a melhorar a sua memória.
Memória: como a hipnose pode ajudá-la a melhorar?
O que é a memória?
A memória, nada mais é, do que a capacidade do nosso cérebro de armazenar informações para que elas possam ser recuperadas e utilizadas posteriormente.
Essas informações são captadas através dos órgãos visuais e auditivos, olhos e ouvidos, sendo depois encaminhadas para o córtex frontal. No córtex frontal é que são armazenadas as informações de curto prazo (duram apenas alguns segundos), aquelas que serão utilizadas de maneira imediata após a captação.
Depois, existem aquelas memórias que são enviadas para outro local do cérebro, o hipocampo, que armazena as informações a longo prazo (ou seja, você pode utilizar essas informações posteriormente ao recordá-las). A memória ocorre, basicamente, através das conexões entre os neurônios, as chamadas sinapses. Os problemas de memória ocorrem em qualquer dos sistemas cerebrais, tanto no de armazenamento de informações, como no de recuperação delas.
A hipnose pode melhorar a sua memória?
Quando ocorrem os problemas de cunho físico ou emocional, as memórias ficam extremamente comprometidas. Com o tempo e o avançar da idade, torna-se mais difícil lembrar das coisas, focar em uma atividade que está realizando ou concentrar em um livro que deseja ler.
Mas se isso é um problema da idade, por que pessoas jovens andam sendo atacadas pela falta de memória?
Isso se dá pelos fatores emocionais que andam afetando pessoas de qualquer idade nos dias atuais. Existe uma carga emocional muito grande, baseada no excesso de estresse, de ansiedade e até de baixa autoestima, que anda afetando a mente das pessoas em geral. Além disso, a presença de crenças limitantes podem ajudar a prejudicar a memória de um indivíduo. Dessa forma, apenas o uso de remédios, como os indicados pelos médicos, não costumam fazer tanto efeito.
Para resolver essa questão a partir da raiz da questão, é preciso que o terapeuta acesse a região direta onde estão as origens do problema, que é a mente subconsciente. Apenas o hipnoterapeuta é capaz de acessar tão a fundo a mente humana, o que torna a hipnose um tratamento importante e diferenciado da hipnose. O método de recuperação das memórias utilizado pelos hipnoterapeutas é tão importante que é usada, inclusive, pela polícia para ajudar testemunhas a lembrarem de detalhes de crimes.
Mas como a hipnose age na mente para recuperar e melhorar a memória?
Como a hipnose age na mente e melhora a memória?
O hipnoterapeuta, em uma sessão para melhorar a sua memória, irá leva-lo ao estado de transe, onde será possível que ele adote algumas estratégias.
A sugestionabilidade ou capacidade de persuasão do sujeito é uma delas, onde ele pode levar a regressão profunda para que a recordação das suas memórias seja bem sucedida. Essa é uma técnica mais utilizada para aquelas pessoas que desejam recordar memórias que “sumiram das suas mentes”, como algum objeto perdido ou algo que ocorreu há muitos anos.
Se o objetivo é melhorar a memória de uma maneira geral, o hipnoterapeuta irá inserir, durante o estado de transe na sessão de hipnose, alguns gatilhos mentais em sua mente. Esses gatilhos mentais serão responsáveis pela adoção de um novo comportamento na sua vida, de modo que a parte do seu cérebro responsável pelas lembranças não seja mais afetada negativamente.
Além disso, ele também atua na eliminação de crenças limitantes, que também podem afetar o funcionamento da memória. Essas melhores ocorrem porque são sugestionados para o paciente alguns fatores durante a sessão de hipnose, como:
- Aumento e vivência da paz interior
- Aumento da autoconfiança
- Aumento da autoestima
Tudo isso irá ajudar você a superar os problemas emocionais que está vivendo no momento, e que estavam afetando a sua mente subconsciente (e consequentemente a sua memória). Após uma sessão de hipnose, ao sair do transe, os efeitos da hipnoterapia já podem ser sentidos de imediato.
Dessa forma, com a nova “configuração” na sua mente subconsciente, será possível que você consiga vivenciar novas e ótimas experiências.
Conclusão
Como você viu, a terapia de hipnose é extremamente benéfica para quem deseja melhorar a memória, ou mesmo recuperar informações passadas que foram esquecidas. O poder da hipnoterapia, em comparação com outras formas de tratamento da memória, reside no fato de ela acessar o problema diretamente na raiz, que é a mente humana.
Por meio do transe, o hipnoterapeuta acessa camadas profundas, até a mente subconsciente, que outros profissionais com outras terapias não conseguem.
Com o poder de sugestionar, a hipnose pode não só recuperar as memórias perdidas, mas também criar novos hábitos e comportamentos que levem a um melhor funcionamento da mente. Assim, além de melhorar a memória, você ainda pode colher benefícios no aumento da concentração, do foco e do bem-estar com a hipnoterapia.
Gostou do artigo de hoje sobre como a hipnose pode melhorar a sua memória?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.