Você tem medo de dirigir? - Hipnoclinic

Você já deve ter visto, muito provavelmente, algum outdoor na sua cidade que era direcionado para pessoas que têm medo de dirigir, não é?

Esse “medo”, que muitos acreditam ser covardia ou frescura, é extremamente comum, afetando milhares de brasileiros em todo o país.
Quando esse medo transforma-se em uma verdadeira fobia, o motorista simplesmente trava na hora de entrar em um carro e assumir o volante.

Como atualmente dirigir é sinônimo de liberdade, de poder ir a qualquer local em qualquer horário e pegando a rota desejada, essa fobia pode prejudicar a vida moderna das pessoas.

Esse medo de dirigir pode ocasionar problemas na independência das pessoas, visto que elas ficam à mercê de outros meios de transporte e de outros indivíduos para locomover-se.

Quem não consegue dirigir depende muito do transporte público, que infelizmente deixa muito a desejar aqui no país. As visitas aos parentes, levar os filhos para as atividades diárias e mesmo ir a algum evento passam a ser rotinas “dependentes” para quem possui medo de dirigir. Para quem mora longe do trabalho, por exemplo, a fobia de dirigir pode prejudicar bastante a locomoção até o local para quem possui um carro mas não pode usá-lo.

Ficar escravo dos próprios medos não é saudável para ninguém, e isso pode afetar bastante toda a vida pessoal, social e profissional de um indivíduo.
Existem diversas formas de tratar as pessoas que possuem medo de dirigir, como as terapias de fala.

A hipnoterapia, entretanto, vem crescendo como uma das melhores formas de fazer alguém solucionar seus problemas com fobias, entre elas a de direção. Se você anda sofrendo com o medo de dirigir e deseja livrar-se dele para “pegar de volta” a sua liberdade, então acompanhe esse artigo até o final.
Nele você irá conhecer tudo sobre como a hipnoterapia pode ajudá-lo nesse processo!

Medo de dirigir: a hipnoterapia pode ajudar você

O medo de dirigir

O medo é um estado emocional ou um sentimento inerente ao ser humano, essencial para o estado de alerta e o instinto de sobrevivência.
Ele é estimulado pela sensação ou situação de perigo, fazendo com que a pessoa prepare-se para defender-se ou proteger-se de alguma ameaça.
Entretanto, quando esse estado normal do medo começa a criar uma forma patológica, paralisando o indivíduo e impedindo-o de pensar racionalmente, caracteriza-se a fobia.

O medo de dirigir que é caracterizado como fobia chama-se de amaxofobia, fazendo com que a pessoa sofra com estados alterados de ansiedade, devido ao medo da ocorrência de acidentes e suas consequências (lesões ou morte).

O que causa o medo de dirigir?

O medo de dirigir, ou a amaxofobia, pode ser causado por fatores internos ou externos isolados, ou ainda pela combinação de ambos. O trauma causado por alguma situação precoce, como um acidente de carro, pode ser o desencadeador da amaxofobia (entretanto, nem todo mundo que sofre um acidente automobilístico desenvolve essa fobia). O medo de se perder enquanto está dirigindo, principalmente em novos locais, como uma nova cidade, pode levar ao desenvolvimento do medo de dirigir. A amaxofobia pode atingir pessoas de qualquer idade ou sexo, mas algumas pesquisas apontam que as mulheres podem ser mais acometidas por esse medo.

Quais os sintomas do medo de dirigir?

Os sintomas da fobia de dirigir variam de pessoa para pessoa, principalmente de acordo com a intensidade com que o medo pode acomete-la.
Alguns dos sintomas mais comuns de quem possui amaxofobia são:

• Sensação de pânico.
  • Ansiedade excessiva
  • Falta de ar/ Dificuldade de respirar
  • Aumento da frequência cardíaca/ Batimentos cardíacos acelerados
  • Suor ou transpiração excessiva
  • Náuseas e enjoos
  • Sentimento de irrealidade
  • Dores no peito
  • Dificuldades para articulação de palavras ou frases
  • Boca seca

A hipnoterapia pode ajudar quem tem medo de dirigir?

Existem algumas formas de tratamento para pessoas que sofrem com amaxofobia, como o tratamento medicamentoso ou a terapia com psicólogos ou psiquiatras. É bom sempre lembrar que o trauma que é a causa de uma fobia, normalmente, já está inserido e enraizado na mente inconsciente, e é por isso que as formas convencionais de tratamento nem sempre fazem efeitos tão positivos.

A hipnose, por sua vez, é uma das melhores formas de terapia para quem deseja eliminar de vez o medo de dirigir.
Por meio dela, o hipnoterapeuta irá acessar a mente subconsciente para poder encontrar a causa ou origem primária do trauma de dirigir.
Essa é uma importante ferramenta que muitas outras terapias não usam, pois propicia a oportunidade de eliminar a fobia pela “raiz”, de forma que seja possível superá-la verdadeiramente.

Dessa forma, o paciente consegue livrar-se dos gatilhos que fazem gerar os sintomas da fobia sempre que encarar de frente a situação de ter que dirigir.
Por meio da hipnoterapia, um indivíduo consegue superar qualquer crença ou pensamento limitante que o impeça de dirigir ou mesmo de ao menos pensar na possibilidade de pegar na direção.

Isso pode ser feito também pela inclusão de novos hábitos, comportamentos ou gatilhos positivos que o ajudem a encarar de frente as situações e obstáculos, podendo tomar as rédeas da própria vida e da liberdade.

Ainda contando sobre os benefícios da hipnoterapia, por meio do acesso à mente inconsciente é possível modificar a mentalidade do paciente com menos resistência. Assim, os resultados da terapia de hipnose aparecem de forma mais rápida e mais eficaz (em apenas algumas sessões é possível que o paciente já consiga entrar no carro e encarar a direção em pequenas distâncias).

Como você viu, o medo de dirigir de forma excessiva, caracterizado como uma fobia, não é algo tão incomum entre motoristas de todo o mundo. Essa fobia pode causar a perda da liberdade de alguém que anteriormente dirigia, de modo que ela fique dependente de transportes públicos ou de outras pessoas para leva-las a qualquer lugar. Entre as formas de tratamento da amaxofobia, a hipnoterapia é uma das que trazem efeitos mais positivos e mais rápidos, pois atua diretamente na mente subconsciente e elimina o problema pela “raiz”.
Gostou do artigo de hoje sobre medo de dirigir e hipnoterapia?